Portuguese English Spanish

FTxCrise: Tecnologia e Ciência no combate à Covid-19

Iniciativas e projetos da FT atuam na linha de frente contra o novo coronavírus.

 

 

Professor da UnB faz trabalho voluntário para consertar respiradores em hospitais do DF durante pandemia

Desde o início da pandemia a Universidade de Brasília (UnB) tem ajudado, de forma voluntária, na manutenção de respiradores dos hospitais públicos do Distrito Federal. Em abril de 2020, a UnB se associou à Iniciativa + Manutenção de Respiradores, uma rede voluntária encabeçada pelo SENAI para realizar a manutenção de respiradores que estão sem uso, a fim de ajudar no tratamento de pacientes com a Covid-19. A rede contou com 40 pontos para receber os equipamentos sem uso para atender a todos os estados brasileiros. Aqui no DF um polo de manutenção no SENAI de Taguatinga foi criado com o apoio da UnB e do IFB (Instituto Federal de Brasília).

Os ventiladores mecânicos, popularmente conhecidos como respiradores, são essenciais no tratamento de Covid-19 que apresentam a Síndrome Respiratória Aguda Grave. Pois permite uma ventilação de ar com alta concentração de O2 sob pressão que evita uma piora da inflamação dos pulmões. Esses equipamentos são considerados de alta-rotatividade, uma vez que a maioria dos ventiladores necessitam de manutenção periódica (geralmente a cada 5000 horas ou 208,3 dias), além de eventuais manutenções corretivas. Portanto o processo de manutenção deve ser contínuo, especialmente durante a pandemia.

A Secretaria de Saúde do DF possui cerca de 950 ventiladores mecânicos, sendo que 430 são utilizados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Grande parte desses equipamentos possui contrato de manutenção e o restante é mantido pelo Programa de Descentralização Progressiva de Ações da Saúde (PDPAS). Esse projeto complementa o PDPAS ao agregar mais capacidade técnica e financeira para que a manutenção possa ocorrer no menor tempo possível.

Ao longo do ano de 2020, a equipe de manutenção recebeu no SENAI-DF 99 ventiladores, sendo que 66 foram entregues funcionando e 33 foram considerados inviáveis (quando o custo de manutenção é próximo do valor de um equipamento novo, ou por dificuldades de adquirir peças). Essa iniciativa utilizou recursos de doações de empresas privadas, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). Em dezembro de 2020 o SENAI DF desmobilizou a infraestrutura montada em Taguatinga.

Em 2021, a UnB juntamente com o MPT e a Finatec, deu continuidade a este projeto, abrangendo outros equipamentos hospitalares. Mas com outro formato, passando a realizar a manutenção nos hospitais. Além disso, foram distribuídos aos hospitais públicos acessórios adicionais para a melhoria da logística de sanitização de circuitos pneumáticos do paciente, aumentando a disponibilidade de alguns ventiladores na SES-DF. Diversos ventiladores consertados no SENAI-DF necessitaram de manutenção no ano de 2021 já que a vida útil de alguns componentes, como filtros, membranas e sensores são curtas. Nesta nova etapa foram consertados 70 equipamentos para o combate a Covid-19, sendo a grande maioria ventiladores mecânicos pulmonares. Totalizando até o momento o reparo de 140 equipamentos médico-hospitalares que estavam sem uso. O processo de manutenção será realizado enquanto os hospitais tiverem urgência nos equipamentos hospitalares para o combate à Covid-19 ou até quando durar a pandemia.

 

Mais informações: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2021/03/27/professor-da-unb-faz-trabalho-voluntario-para-consertar-respiradores-em-hospitais-do-df-durante-pandemia.ghtml

 

Texto: Prof. Edson Mintsu Hung / Faculdade de Tecnologia-UnB

Modelagem de ferramenta para a previsão da disseminação do Novo Coronavírus

Foto: Elsevier - Computational Biology and Chemistry

É com grande satisfação que os professores Dr. André Luís Brasil Cavalcante e Dr. Márcio Muniz de Farias do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia e o professor Dr. Hervaldo Sampaio Carvalho do Hospital Universitário juntamente com os pesquisadores Dr. Lucas Parreira de Faria Borges e Sr. Moisés Antônio da Costa Lemos do Programa de Pós-graduação em Geotecnia divulgam a publicação do artigo "Modelling the spread of covid-19 in the capital of Brazil using numerical solution and cellular automata" na revista Computational Biology and Chemistry (Qualis A2 e fator de impacto 2.877). A publicação é fruto de pesquisas do Edital COPEI-DPI/DEX Nº 01/2020 (Apoio à Execução de Projetos de Pesquisas Científicas, Tecnológicas, de Inovação e de Extensão de Combate à COVID-19), cujo proponente foi o Prof. Dr. André Luís Brasil Cavalcante.

A presente pesquisa analisou o uso dos autômatos celulares (AC) para gerar um modelo computacional epidêmico de uma perspectiva micro, com base em parâmetros obtidos por meio de um ajuste estatístico de uma perspectiva macro. Após validar os modelos SIR (Susceptíveis-Infectados-Recuperados) e SEIRD (Susceptíveis-Expostos-Infectados-Recuperados-Óbitos)  com os dados oficiais do governo de Brasília, Brasil, os autores aplicaram os parâmetros obtidos ao modelo de autômatos celulares. O modelo AC simulou a propagação do vírus de pessoas infectadas para não infectadas no ambiente restrito de um supermercado, sob várias condições variadas, aplicando uma abordagem nunca adotada antes. A forma de aplicação do AC nesta pesquisa se mostrou uma ferramenta essencial na previsão da disseminação do Novo Coronavírus em espaços confinados com movimentação aleatória de pessoas.

Além da publicação do artigo, teve-se como resultado da pesquisa o registro de dois Programas de Computador no Instituto Nacional de Propriedade Industrial: GEM-19: Simulador Matemático Epidemiológico do Novo Coronavírus (Processo No BR512021001713-7) e CAGEM-19: Simulador em Autômatos Celulares de Espalhamento e Evolução do Novo Coronavírus (Processo No BR 512021001714-5).

 


Texto: Prof. André Luís Brasil Cavalcante / Direção da Faculdade de Tecnologia

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF

CEP 70.910-900

 

Contato Docentes | Funcionários

 

Demais telefones UnB

 

Localização