Portuguese English Spanish

Regimento e Normas

A Faculdade de Tecnologia, como unidade acadêmica da Universidade de Brasília, é regulada por diferentes normas. São elas:

Estatuto e Regimento Geral da UnB
  • Estatuto: regulamenta a estrutura, a administração e as atividades da UnB. Além disso, trata dos direitos e obrigações de seus membros.
  • Regimento Geral: complementa e normatiza as disposições estatutárias da UnB, visando assegurar a realização de suas finalidades.
  • Estatuto e Regimento Geral da UnB (última edição: 2011) 

 


Regimento Interno da Faculdade

 


Instruções Normativas do Ensino de Graduação e de Pós-Graduação
  • Normativas do Decanato de Ensino de Graduação (DEG/UnB): Coordena e supervisiona o ensino nos cursos de graduação, no que se refere a atividades docentes e discentes, e a currículos. Em seu site são disponibilizados Decretos, Resoluções, Circulares, Instruções e Portarias.
  • Nomativas do Decanato de Pós-Graduação (DPG/UnB): É responsável pela formulação, coordenação e cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional da UnB, no que tange à sua política de pós-graduação, pesquisa e desenvolvimento em todas as áreas de conhecimento.

 

 

Faculdade em Números

 


Avaliação dos Cursos de Graduação - Conceito ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é uma prova aplicada a cada três anos pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade dos cursos de ensino superior. As médias obtidas na avaliação são padronizadas, em conceitos que vão de 1 até 5, sendo os cursos com conceito 3 considerados na média. Todos os cursos de graduação da FT tem conceito superior (4) ou máximo (5) nas avaliações do MEC.

Curso de Graduação da FT
Conceito Enade 2019
Conceito Enade 2017
Conceito Enade 2014
Engenharia Ambiental 5 5 5
Engenharia Civil 5 5 5
Engenharia da Computação ** 4 5 5
Engenharia Elétrica 4 4 4
Engenharia Florestal 4 4 3
Engenharia Mecânica 5 5 4
Engenharia Mecatrônica (Controle e Automação) 4 4 5
Engenharia de Produção 5 4 5
Engenharia de Redes de Comunicação * * 4
Engenharia Química *** 4 4 *

* Nota não disponível.

** Curso Associado ao Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas (CIC/IE).

*** Curso Associado ao Instituto de Química (IQ).


 

Corpo Docente e Funcionários

São mais de 200 professores do quadro permanente, dos quais 96% possuem titulação de doutorado. Os funcionários técnico-administrativos desempenham um papel relevante nas atividades da universidade, com um quadro amplo de especialidades.

Professores Efetivos por Cargo - Dezembro/2018
Quantidade
Percentual
Professores Titulares 17 8%
Professores Associados 73 36%
Professores Adjuntos 107 52%
Professores Assistentes 9 4%
Total de Professores 206 100%

 

Funcionários por Categoria - Dezembro/2018
Quantidade
Percentual
Administrativos 34 43%
Técnicos 45 57%
Total de Funcionários 79 100%

 

Nossos Estudantes

Matrícula de Novos Estudantes - Ano Letivo de 2017
Graduação

Mestrado

Doutorado

Total de Alunos Matriculados 973 270 118
PNE (Portadores de Necessidades Especiais) * 8  - -
* Ingresso de PNEs do 2o semestre de 2017

 

Alunos Regulares - Ano Letivo de 2017
Graduação Especialização Mestrado Doutorado
Masculino 3.028
- 400 335
Feminino 1.207
- 181 124
% Feminino 25% - 31% 27%
Total de Alunos * 4.055 82 581 459
* Alunos Estrangeiros nos Cursos de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado): 124

 

Diplomados - Ano Letivo de 2017
Graduação

Mestrado

Doutorado

Alunos Diplomados 502 166

63

 

Fontes: Anuário Estatístico da UnB 2018 e Censo da Educação Superior 2017

Linha do Tempo

Conheça um pouco da história da Faculdade de Tecnologia da UnB através de sua linha do tempo. Idealizada em 1958, a UnB foi fundada em 21 de abril de 1962, fazendo parte do Plano Piloto da recém inaugurada, Brasília, capital do Brasil.

 

 

 

 

 

Departamentos

A Faculdade de Tecnologia da UnB tem o orgulho de contribuir com o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico, através da formação de engenheiros em diferentes níveis (graduação, especialização, mestrado e doutorado) e no desenvolvimento da pesquisa e da inovação em busca de um futuro sustentável.

 

A FT é composta de cinco unidade acadêmicas:

 

 

 


Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC)

O Departamento de Engenharia Civil foi criado em 1964. Em 1998, o Departamento propôs a criação do curso de engenharia ambiental e alterou o nome para Departamento de Engenharia Civil e Ambiental.

Além das graduações de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, o ENC conta hoje com quatro programas de pós-graduação com mestrado e doutorado nas áreas de Estruturas e Construção Civil, Geotecnia, Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos e Transportes.

 

Telefone: +55 (61) 3107-5502 / 3107-5531 / 3107-5535

www.enc.unb.br

 

 


Departamento de Engenharia Elétrica (ENE)

O Departamento de Engenharia Elétrica foi criado em 1964. Atualmente oferece quatro cursos de graduação: Engenharia Elétrica, Engenharia de Redes de Comunicação, Engenharia de Computação e Engenharia Mecatrônica.

O curso de graduação Engenharia da Computação é ofertado em parceria com o Departamento de Ciência da Computação e o curso de Engenharia Mecatrônica é ofertado em parceria com os departamentos de Engenharia Mecânica e da Ciência da Computação. O Departamento de Engenharia Elétrica também possui os seguintes programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE); Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação (PGEA); Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica.


Telefone: +55 (61) 3107-5586

www.ene.unb.br

 

 


Departamento de Engenharia Florestal (EFL)

O Departamento de Engenharia Florestal foi criado em 1986. O Departamento é responsável pela graduação de Engenharia Florestal. Os engenheiros florestais são os profissionais que encontram um caminho seguro para a exploração dos recursos naturais. Esse profissional tem a capacidade de agir em um ambiente natural em todos os seus aspectos: biológico, físico, químico, econômico e social.

Assim como as outras engenharias, o curso aprofunda conhecimentos em Matemática e Física. Além disso, os alunos trabalham muito com a propriedade química das plantas e aspectos como a Economia e o Direito Ambiental fazem parte do currículo.


Telefone: +55 (61) 3107-5630

www.efl.unb.br

 

 


Departamento de Engenharia Mecânica (ENM)

O Departamento de Engenharia Mecânica foi criado em 1964. O Departamento de Engenharia Mecânica iniciou suas atividades no primeiro semestre de 1967 e, atualmente, tem suas atividades centradas no tripé ensino, pesquisa e extensão. O ENM oferece disciplinas para os cursos de graduação em Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Civil, Elétrica e Desenho Industrial.

O Departamento também abriga os programas de pós-graduação em Ciências Mecânicas e Sistemas Mecatrônicos e o curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Grupos de pesquisa cadastrados e reconhecidos pelo CNPq desenvolvem programas de pesquisas teóricas e aplicadas em várias áreas relacionadas à engenharia mecânica.


Telefone: +55 (61) 3107-5503 / 3107-5677

www.enm.unb.br

 

 


Departamento de Engenharia de Produção (EPR)

A Engenharia de Produção se dedica ao projeto e gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente. Embora seja a menos tecnológica das engenharias, pois é mais abrangente e genérica, ela engloba um conjunto maior de conhecimentos e habilidades. O aluno de engenharia de produção aprende matérias relacionadas à economia, meio ambiente, finanças, além dos conhecimentos tecnológicos básicos da engenharia.

A área se destina em atuações na gestão pública, do agronegócio, da logística regional e da consideração de riscos. O EPR procura atender a uma grande demanda da região por profissionais de Engenharia de Produção com formação vinculada ao setor de serviços, particularmente dos governos federal e locais.


Telefone: +55 (61) 3107-2865

www.epr.unb.br

História

Sejam bem-vindos à Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília.

Nossa unidade acadêmica tem o orgulho de contribuir com o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico, por meio da formação de engenheiros em diferentes níveis (graduação, especialização, mestrado e doutorado) e no desenvolvimento da pesquisa e da inovação em busca de um futuro sustentável.

A Faculdade de Tecnologia (FT) foi fundada em 1964 e atualmente conta com cinco Departamentos. A FT oferece regularmente dez cursos de graduação em engenharia e dez programas de pós-graduação em nível de mestrado acadêmico e de doutorado.

São mais de 200 docentes altamente qualificados, dos quais 96% possuem titulação de doutorado. São cerca de 3.200 estudantes matriculados nos cursos de graduação e 1.100 estudantes nos programas de pós-graduação. Atualmente, a FT possui quatro anfiteatros para realização de eventos e cerca de 80 laboratórios de ensino e pesquisa.

Além de instalações próprias, a FT oferece uma excelente estrutura de apoio disponibilizada pela Universidade de Brasília. A UnB possui a maior biblioteca da região, um Centro Olímpico para desenvolvimento de atividades esportivas, moradia estudantil, restaurante universitário, teatro, cinema e uma Reserva Ecológica e Experimental, localizada na Fazenda Água Limpa (FAL), onde um número considerável de pesquisas e atividades do Departamento de Engenharia Florestal são desenvolvidas.

A FT tem se destacado como uma das maiores faculdades da Universidade de Brasília e referência em produção de conhecimento em ciência e tecnologia, em âmbito nacional e internacional.

Astronautas Neil Armstrong e Richard Gordon na UnB. 17 de outubro de 1966.

Prédio da FT em fase em conclusão. O edifício foi inaugurado em 15 de fevereiro de 1978.

Alunos de Engenharia. Décadas de 1960-1970.

Reitor da UnB, Prof. Cristóvão Buarque, em visita a FT. Anos 1980.

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF

CEP 70.910-900

 

Contato Docentes | Funcionários

 

Demais telefones UnB

 

Localização