Departamentos

A Faculdade de Tecnologia da UnB tem o orgulho de contribuir com o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico, através da formação de engenheiros em diferentes níveis (graduação, especialização, mestrado e doutorado) e no desenvolvimento da pesquisa e da inovação em busca de um futuro sustentável.

A FT é composta de cinco unidade acadêmicas:

Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC)

O Departamento de Engenharia Civil foi criado em 1964. Em 1998, o Departamento propôs a criação do curso de engenharia ambiental e alterou o nome para Departamento de Engenharia Civil e Ambiental.

Além das graduações de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, o ENC conta hoje com quatro programas de pós-graduação com mestrado e doutorado nas áreas de Estruturas e Construção Civil, Geotecnia, Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos e Transportes.

Telefone: +55 (61) 3107-5502 / 3107-5531 / 3107-5535

www.enc.unb.br

Departamento de Engenharia Elétrica (ENE)

O Departamento de Engenharia Elétrica foi criado em 1964. Atualmente oferece quatro cursos de graduação: Engenharia Elétrica, Engenharia de Redes de Comunicação, Engenharia de Computação e Engenharia Mecatrônica.

O curso de graduação Engenharia da Computação é ofertado em parceria com o Departamento de Ciência da Computação e o curso de Engenharia Mecatrônica é ofertado em parceria com os departamentos de Engenharia Mecânica e da Ciência da Computação. O Departamento de Engenharia Elétrica também possui os seguintes programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE); Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação (PGEA); Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica.

Telefone: +55 (61) 3107-5586

www.ene.unb.br

Departamento de Engenharia Florestal (EFL)

O Departamento de Engenharia Florestal foi criado em 1986. O Departamento é responsável pela graduação de Engenharia Florestal. Os engenheiros florestais são os profissionais que encontram um caminho seguro para a exploração dos recursos naturais. Esse profissional tem a capacidade de agir em um ambiente natural em todos os seus aspectos: biológico, físico, químico, econômico e social.

Assim como as outras engenharias, o curso aprofunda conhecimentos em Matemática e Física. Além disso, os alunos trabalham muito com a propriedade química das plantas e aspectos como a Economia e o Direito Ambiental fazem parte do currículo.

Telefone: +55 (61) 3107-5630

www.efl.unb.br

Departamento de Engenharia Mecânica (ENM)

O Departamento de Engenharia Mecânica foi criado em 1964. O Departamento de Engenharia Mecânica iniciou suas atividades no primeiro semestre de 1967 e, atualmente, tem suas atividades centradas no tripé ensino, pesquisa e extensão. O ENM oferece disciplinas para os cursos de graduação em Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Civil, Elétrica e Desenho Industrial.

O Departamento também abriga os programas de pós-graduação em Ciências Mecânicas e Sistemas Mecatrônicos e o curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Grupos de pesquisa cadastrados e reconhecidos pelo CNPq desenvolvem programas de pesquisas teóricas e aplicadas em várias áreas relacionadas à engenharia mecânica.

Telefone: +55 (61) 3107-5503 / 3107-5677

www.enm.unb.br

Departamento de Engenharia de Produção (EPR)

A Engenharia de Produção se dedica ao projeto e gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente. Embora seja a menos tecnológica das engenharias, pois é mais abrangente e genérica, ela engloba um conjunto maior de conhecimentos e habilidades. O aluno de engenharia de produção aprende matérias relacionadas à economia, meio ambiente, finanças, além dos conhecimentos tecnológicos básicos da engenharia.

A área se destina em atuações na gestão pública, do agronegócio, da logística regional e da consideração de riscos. O EPR procura atender a uma grande demanda da região por profissionais de Engenharia de Produção com formação vinculada ao setor de serviços, particularmente dos governos federal e locais.

Telefone: +55 (61) 3107-2865

www.epr.unb.br