Nota de Pesar pelo falecimento do Professor Aposentado João Nildo de Souza Vianna

É com pesar que a Faculdade de Tecnologia recebe a notícia do falecimento de nosso colega, Professor João Nildo de Souza Vianna, do Departamento de Engenharia Mecânica e do Centro de Desenvolvimento Sustentável.

O professor integrou o corpo de professores da UnB desde 1974, com contribuições importantes na consolidação institucional de nossa Universidade, em particular no Laboratório de Energia e Ambiente do Departamento de Engenharia Mecânica e no  CDS-UnB. Foi um dos idealizadores e fundadores da Finatec e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.

Prof. João teve atuação acadêmica de referência na pesquisa tecnológica sobre o uso de combustíveis alternativos em motores de combustão interna e na qualificação da dinâmica de sensores de temperatura e pressão. Mais recentemente, dedicava-se ao olhar da sustentabilidade das alternativas de conversão de energia, mantendo o desafio da busca do conhecimento interdisciplinar aplicado.

Nosso colega foi responsável pela formação de dezenas de profissionais (engenheiros, professores e pesquisadores) e congregou em torno de si um grupo de professores e amigos que tiveram a honra de compartilhar toda uma vida profissional e de amizade fraternal.

Expressamos nossos sentimentos para todos os parentes e amigos.

Direção da Faculdade de Tecnologia, com informações do Prof. Antônio Brasil.