Mulheres na Engenharia

Projeto Meninas Velozes

O projeto Meninas Velozes é uma ação da Faculdade de Tecnologia da UnB junto a escolas do ensino médio. O objetivo do projeto relaciona-se à promoção de equidade de gênero nas áreas de engenharias mecânica e automotiva. Um grupo de alunas de ensino médio desenvolve atividades em torno do conhecimento científico e tecnológico que permeia os automóveis de competição.

O projeto Meninas Velozes é estruturado em três eixos: Equidade de gênero e social, fortalecimento de base acadêmica e motivação para a área das engenharias.

As atividades do projeto utilizaram o conceito de PBL (Project Based Learning) para a formação de um grupo focal em questões mecânicas e organizacionais em torno de uma equipe Kart. A mobilização de meninas em torno de uma temática tecnológica é complementada com palestras sobre a atuação de mulheres no campo da engenharia. As atividades do projeto incluem ainda visitas de campo, palestras, depoimentos e oficinas em ambiente automotivos e mecânicos.

Saiba mais:

IEEE Women in Engineering (WIE)

A IEEE Women in Engineering (WIE) é uma das maiores organizações profissionais internacionais dedicada a promover mulheres engenheiras e cientistas, e a inspirar meninas em todo o mundo a seguirem seus interesses acadêmicos em uma carreira em engenharia (fonte: wie.ieee.org).

O IEEE WIE UnB tem como missão inspirar, engajar e promover mulheres na engenharia. Nossos projetos atuais são:

•  ArduWie: O projeto de Arduino do WIE tem como objetivo incentivar as meninas a ingressarem no ramo da automação e dispositivos eletrônicos, visto que com a plataforma Arduino é possível criar diversos tipos de aplicações: como mecanismos de irrigar plantações ou possibilitar que a cafeteira elétrica comece a fazer café quando você envia um tweet para ela, por exemplo. Dessa forma, inicialmente, nos concentramos na capacitação das meninas do WIE, com estudo do Arduino, e posteriormente aplicaremos os nossos conhecimentos nas diversas áreas, levando também capacitação às meninas de escolas públicas de Brasília;
  • Canal do YouTube: O canal do YouTube consiste em vídeo-aulas com matérias de diversas áreas da engenharia, tais vídeos, além de ensinar conteúdos que não são tão comuns no canal, devem ser produzidos por mulheres do WIE UnB, a fim de afirmar a participação de mulheres nessa área;
  • Fotovoltaica: Esse projeto tem como objetivo atuar em duas frentes distintas: uma educacional e outra técnica. Na área educacional contamos com parceria com outros capítulos do Ramo UnB, empresas juniores e o Governo do Distrito Federal para levar conhecimento em eletrônica à escolas da Estrutural.

Saiba mais:

• Página IEEE: sites.ieee.org/sb-unb/grupos-de-afinidade/wie_unb