Equipes de Competição

Unidade de Laboratórios de Ensino de Graduação da FT (ULEG/FT/UnB)Os estudantes podem desenvolver experiências práticas do mercado em que atuarão e desenvolver o espírito esportivo e competitivo em diversas atividades. A FT desenvolve essas habilidades através do apoio para as atividades das equipes de competição.

Atualmente, o Espaço Inovação da Unidade de Laboratórios de Ensino de Graduação da FT (ULEG-FT) abriga as equipes de competição a abaixo descritas. Outras Atividades de Extensão são realizadas e divulgadas por meio dos cinco Departamentos que compoẽm a Faculdade:

Equipe de Fórmula SAE Combustão: Apuama Racing

A Apuama Racing é a equipe de Fórmula SAE Combustão da Universidade de Brasília fundada em 2004.

A competição, que é realizada em diversos países, é promovida pela Society of Automotive Engineers (SAE), entidade sem fins lucrativos sediada nos EUA. Para competir, cada equipe deve desenvolver um protótipo de carro de corrida no estilo open wheel (semelhante a um Fórmula 1), nas categorias combustão ou elétrico. As equipes são avaliadas rigorosamente, desde os elementos mais simples de projeto até o estudo de mercado para a produção em larga escala do seu protótipo.

A equipe membros de diversos cursos da universidade, distribuídos nas áreas de projeto e de gestão da equipe.

Mais informações: facebook.com/ApuamaRacing

Equipe de Aerodesign SAE: Draco Volans

A equipe Draco Volans foi fundada em 2003 com o obejtivo de representar a Universidade de Brasília na Competição SAE Brasil de Aerodesign. A equipe foi a primeira da região Centro-Oeste a participar desta modalidade de evento.

Participou pela primeira vez da Competição SAE Brasil Aerodesign em setembro de 2004, obtendo a 12ª colocação, que lhe rendeu o título de melhor universidade estreante. Já em 2005, a equipe recebeu o troféu de 5º lugar dentre os 61 participantes. A equipe Draco Volans é pioneira do Aerodesign na Universidade de Brasília e na região Centro-Oeste.

Unidos com o propósito de ter contato com a engenharia aplicada e criada exclusivamente por iniciativa dos alunos, a equipe projeta, constrói e faz voar aeronaves rádio controladas.

Mais informações: facebook.com/dracovolans.unb

Equipe de Competição de Robôs: DROID

A DROID – Divisão de Robótica Inteligente – é a Equipe de Competição de Robôs da UnB. Compete desde o segundo semestre de 2009 em torneios nacionais e internacionais de Desafio de Robô. A Equipe conta com integrantes das diversas áreas da engenharia. A DROID participa de competições de robótica autônoma que simulam problemas reais e visam o desenvolvimento das tecnologias atuais. O trabalho da equipe consiste em construir robôs, desde sua parte mecânica até a elétrica, e programá-los para resolver o desafio proposto nas competições.

A IEEE-SEK, a IEEE-Open, a RoboCup Festo Logistics da Latin America Robotics Competition (LARC), a Firefighting, a Balancer Race da Robogames, e a RoboCup Work da RoboCup Geman Open são exemplos de categorias que a DROID participa. Também atuam na Semana de Ciência e Tecnologia e outros eventos relacionados. Os robôs são autônomos, ou seja, ninguém os controla diretamente na hora da competição, eles são programados e no desafio apenas executam o que está na sua programação.

Mais informações: facebook.com/droidunb

Equipe de Baja SAE: Piratas do Cerrado

A equipe Piratas do Cerrado é um grupo de Baja (veículos off-road) construídos para competições entre estudantes da Universidade de Brasília (UnB), que tem como objetivo projetar e construir veículos capazes de percorrer terrenos irregulares e acidentados.

A equipe, que já existe desde 1997, é composta de universitários dos mais diversos cursos e participa de campeonatos regionais e nacionais organizados pela SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

Mais informações: facebook.com/piratasdocerrado

Equipe de Futebol de Robôs: UnBall

A UnBall é uma equipe de Futebol de Robôs da Universidade de Brasília (UnB). A equipe é uma iniciativa de alunos do curso de Graduação em Engenharia Mecatrônica da UnB, com o objetivo de desenvolver um grupo para atuar nas competições nacionais e internacionais de futebol de robôs. A equipe visa realizar o desenvolvimento de uma plataforma robótica completa que permita a um time de robôs jogar futebol. O grupo trabalha atualmente com a categoria IEEE Very Small Size Soccer.

Foi fundada em 2009, atua nas áreas de comunicação sem fio, visão computacional, prototipagem e impressão 3D, e inteligência artificial.

Mais informações:

Equipe de Futebol de Robôs Humanoides: UnBeatables

A UnBeatables é a equipe de competição de futebol de robôs humanoides da Universidade de Brasília. Desde sua fundação em 2014, o grupo tem representado a UnB em competições regionais e o Brasil em campeonatos mundiais, trazendo diversos títulos para casa. O time participa da categoria Standard Platform League da RoboCup, que utiliza robôs humanoides do modelo NAO. Os robôs devem devem ser capazes de tomar todas as decisões por si só sem qualquer interferência externa. Para alcançar essa autonomia, o trabalho da equipe foca em visão computacional, comportamento, comunicação e locomoção.

Além do desenvolvimento de habilidades acadêmicas dos membros, a UnBeatables se empenha em impactar e beneficiar a comunidade local. Os projetos de extensão desenvolvidos pela equipe buscam propiciar aos alunos da educação básica o contato com este tipo de tecnologia, o conhecimento de noções de robótica e o incentivo para a futura formação nessa área.

Mais informações: